Osteoporose:
Causas, Sintomas e Tratamentos

A osteoporose (osso poroso, na tradução literal) é uma doença de perda de massa óssea, associada a um aumento do risco de fraturas, que afeta mais mulheres do que homens, principalmente após os 50 anos.

O que Causa a Osteoporose?

Seguem algumas das causas mais conhecidas:

1. Idade

Um deles é a idade. Depois dos 35 anos, o corpo não consegue mais repor de forma eficaz a perda de “osso velho”.

2. Menopausa

Menopausa provoca uma alteração hormonal no corpo, que pode provocar também a osteoporose.

3. Herança Genética

A hereditariedade também pode ajudar a explicar por que algumas pessoas desenvolvem osteoporose cedo na vida.

4. Má Alimentação

Uma má alimentação – pobre em cálcio –, o baixo peso corporal e um estilo de vida sedentário, além do tabagismo e do uso excessivo de cálcio, podem colaborar para o surgimento da doença.

5. Medicamentos e Anabolizantes

A osteoporose ainda pode estar associada à utilização de alguns medicamentos para tiroide e uso de esteroides anabolizantes.

Sintomas da Osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa. Ela pode se desenvolver sem ser percebida durante muitos anos, sem sintomas ou desconforto, até que ocorra uma fratura. Após uma queda, são comuns as fraturas de pacientes em partes do corpo, como quadril, coluna, punho, braço ou perna.

A osteoporose também pode provocar a chamada corcunda de viúva, deformidade comum, que pode até levar até à diminuição de tamanho do paciente. Apesar do nome feminino, esse quadro pode ocorrer em pessoas de ambos os sexos.

A fratura osteoporótica mais grave e debilitante é a fratura de quadril, cujo tratamento geralmente é cirúrgico. Existem casos de pacientes que se recuperaram muito bem da cirurgia, recuperando os movimentos do quadril e voltando à sua vida normal.

Diagnóstico

A osteoporose pode ser diagnosticada através de exames físicos, radiografias do esqueleto, densitometria óssea e exames laboratoriais especializados.

Se for diagnosticada baixa massa óssea, testes adicionais devem ser feitos para descartar a possibilidade de outras doenças que podem causar perda óssea, incluindo osteomalacia (uma doença óssea metabólica caracterizada por mineralização anormal do osso) ou hiperparatireoidismo (excessiva produção do paratormônio, PTH).

Tratamentos

Uma dieta rica em cálcio e vitamina D, assim como a pratica regular de exercícios, pode ajudar.

O corpo precisa de cálcio para construir ossos fortes e para criar uma oferta de reservas de cálcio. Construir massa óssea quando se é jovem é um bom investimento para o futuro.

Produtos lácteos, incluindo iogurte, queijo e leite, são excelentes fontes de cálcio. Outros alimentos ricos em cálcio são sardinha e vegetais de folhas verdes, como brócolis e couve.

A vitamina D pode colaborar com a melhor absorção o cálcio. Produtos lácteos suplementados também são excelente fonte de vitamina D.

O exercício pode ajudar a minimizar a perda óssea, proporcionando muitos benefícios de saúde adicionais. Os médicos acreditam que um programa de exercício moderado, regular (3 a 4 vezes por semana) é eficaz para a prevenção e tratamento da osteoporose.

Exercícios de levantamento de peso, caminhada, corrida e dança são os mais recomendados, pois atividades físicas de impacto são ótimas para o fortalecimento dos ossos.