Hérnia de Disco

Tudo o que você precisa
saber sobre Hérnia de Disco

A hérnia de disco surge quando os discos intervertebrais se desgastam, por conta do tempo ou uso repetitivo. Parte destes discos saem da posição normal e comprimem as raízes nervosas, que emergem a coluna.

O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Causas

Em muitos casos, a hérnia de disco está relacionada com o envelhecimento natural da coluna. Em crianças e adolescentes, os discos têm um alto teor de água.

Com o passar dos anos, os discos começam a secar e se enfraquecer. Eles também encolhem e os espaços entre as vértebras ficam mais estreitos. Este processo de envelhecimento normal, é a chamada degeneração do disco.

Além do desgaste gradual que acompanha o envelhecimento, existem outros fatores que podem aumentar a probabilidade de uma hérnia, como: sobrepeso, movimentos repetitivos, sedentarismo, tabagismo e traumas.

Sintomas

O sintoma inicial da hérnia de disco costuma ser a dor lombar, que pode durar alguns dias e, em seguida, melhorar.

Após este período, o paciente pode começar a sentir dor nas pernas, dormência ou fraqueza. Um outro sintoma, mais raro, é a perda do controle da bexiga ou intestino.

Tratamento

Na maioria dos casos, a hérnia melhora lentamente ao longo de um período de vários dias a semanas. Normalmente, a maioria dos pacientes está livre dos sintomas entre 3 a 4 meses. No entanto, alguns pacientes experimentam episódios de dor durante a sua recuperação.

Apenas uma porcentagem reduzida de pacientes com hérnia de disco precisa de cirurgia. A intervenção na coluna é normalmente recomendada após um período de tratamento, que não aliviou os sintomas dolorosos.