Água no Joelho

Mito ou Verdade: Você sabe
o que é a Água no Joelho?

Depois de pancadas, lesões, torções ou traumas, há o acúmulo de líquido no joelho.

A "água" é, na verdade, o líquido sinovial articular, produzido pela membrana sinovial, que reveste internamente as articulações.

As Funções do Líquido Articular

O líquido articular tem a função de lubrificar, nutrir a articulação, reduzir o atrito entre os ossos, além de conter células que eliminam fragmentos de tecidos machucados.

Quando há algum trauma ou por consequência de alguma doença, esse líquido é produzido em grande quantidade e sua absorção também diminui, gerando o acúmulo popularmente conhecido como água no joelho.

Esse problema indica que há algo errado dentro do joelho, como lesão meniscal, artrose ou outras doenças reumáticas.

A água no joelho não é uma doença e sim um sintoma
de que há algo errado com a articulação do joelho

Todas as pessoas possuem o líquido articular, mas quando ocorre esse excesso, ele provoca dores no paciente, sendo necessário procurar um médico para estudar a causa do problema!

Geralmente, o próprio organismo absorve o líquido sinovial articular.
No entanto, se o acúmulo for excessivo, o paciente precisará passar pela "punção"

Pução é o procedimento no qual o médico retira com uma seringa o líquido do local. Depois que o acúmulo diminui, é feito o real diagnóstico da lesão.

Os casos mais comuns são em atletas profissionais
ou em quem costuma praticar atividade física regularmente

Para evitar torções, lesões e o acúmulo desse líquido no joelho, é muito importante alongar os músculos da perna antes das atividades físicas, manter o peso sob controle para não forçar muito o joelho e fazer musculação para deixar firmes os músculos que sustentam a articulação.

Se você estiver com água no joelho ou sentindo dores nessa região, marque uma consulta.